Como evitar acidentes de trabalho

É assustador quando pensamos que o Brasil tem cerca de 700 mil acidentes de trabalho todos os anos e mesmo com tantas campanhas que existem ainda hoje muitos trabalhadores e suas famílias têm sua vida destruída por conta disso.

Já passou da hora de nos unirmos em prol da vida e tentar de uma vez por todas diminuir isso.

Eu sei que muitos trabalhadores não adotam alguns procedimentos internos e nem usam os equipamentos de segurança porque dizem que são desconfortáveis, ou, desnecessários. Mas daí eu acredito que a empresa fiscalizar muito bem isto e incentivar os funcionários através de treinamentos específicos.

Após a leitura deste artigo eu resolvi escrever este aqui com dicas sobre como podemos prevenir mais acidentes.


Como prevenir acidentes


  • Toda empresa precisa ter um técnico em segurança do trabalho
  • Toda empresa precisa ter uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)
  • Toda empresa precisa disponibilizar os EPI's necessários aos trabalhadores
  • Toda empresa precisa oferecer treinamento para a equipe de acordo com sua função
  • Toda empresa precisa ter a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT)
  • Toda empresa precisa ter uma boa sinalização de riscos
  • Toda empresa precisa ter todos seus equipamentos em bom estado de conservação
  • Toda empresa precisa fiscalizar se seus funcionários estão cumprindo os procedimentos internos
Para que toda esta fiscalização funcione é muito importante que a empresa tenha uma equipe eficiente conhecida como CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Esta comissão é responsável pela implementação e fiscalização de tudo sobre a saúde e segurança dos colaboradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário