O que é CIPA e para que serve

Como falado no artigo "O que é segurança do trabalho" a CIPA significa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

Esta é uma comissão que é formada através de votação pelos próprios funcionários e também por representantes do empregador e sua principal função é atuar na promoção da segurança e saúde dos trabalhadores, ou seja, proporcionar um ambiente seguro para que todos colaboradores exerçam suas funções com as melhores condições.


Norma Regulamentadora


A CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é regulamentada pela NR (Norma Regulamentadora) nº 05, aprovada pela Portaria nº 3.214, de 08 de junho de 1978 e atualizada pela Portaria SIT n.º 247, de 12 de julho de 2011 do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.

Função da CIPA nas empresas


A CIPA nas empresas promove um importante papel no que se refere a  saúde e segurança do trabalho, pois realiza ações com o objetivo de tornar o ambiente de trabalho mais seguro e saudável possível. Estas ações têm como resultado para as empresas uma maior produtividade, diminuição dos custos com afastamentos, redução do índice de acidentes e doenças ocupacionais.

Papel dos funcionários em relação a CIPA


Não é possível que todos os membros da CIPA estejam em todos os lugares ao mesmo tempo, concorda? Portanto, é necessário aos funcionários sempre que presenciarem situações de risco, informar à comissão de prevenção de acidentes para as medidas necessárias sejam tomadas.

Para que a CIPA tenha sucesso é necessário sempre o diálogo aberto entre empresa X funcionários para que as condições de trabalho sejam sempre as mais favoráveis à todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário